Blog

Dia Mundial da Água – Pacientes sentem a pior sede imaginável!

A água é um elemento vital.

Dia Mundial da Água – Nossos pacientes sentem a pior sede imaginável!

A água não é somente um elemento vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos. É uma fonte essencial e singular de recursos que também envolvem aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos.

As civilizações organizaram-se e se desenvolveram ao redor de fontes de água. Os animais migram e matam pelo direito a acessar água. A escassez e a falta de qualidade da água vitimam populações inteiras. Batalhas são vencidas ou perdidas devido à proximidade ou distância dos exércitos às fontes de água.

O nome Crescente Fértil deriva do fato de que, se traçarmos uma faixa de união entre o Rio Tigre, o Rio Eufrates, o Rio Nilo e o Rio Jordão, obteremos a forma de uma meia-lua (lua crescente) e também por ter o seu solo muito fértil em um local onde a maior parte das terras era muito árida para qualquer cultivo.
Crescente Fértil, uma faixa de união entre o Rio Tigre, o Rio Eufrates, o Rio Nilo e o Rio Jordão formam um solo muito fértil.

As complexas relações envolvendo o suprimento e acesso à água constituem uma das grandes prioridades da Organização Mundial da Saúde, que os consideram como um direito humano.  Baseada nessa premissa, declara que, portanto, não se pode negar água a nenhum indivíduo.

Pacientes em jejum, sofrem com sede

Embora a importância da água para o ser humano esteja mais do que estabelecida, em muitas situações, os profissionais de saúde negam aos pacientes internados esse direito. Os períodos de jejum exigidos para preparação para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos muitas vezes são prolongados além do tempo preconizado por fortes evidências.

Pacientes podem ficar em jejum até um terço de seu período de hospitalização e a sede é uma das consequências mais distressoras para eles neste processo.

Os pacientes explicitam a sede como uma experiência mais difícil que a dor; fazem analogias a travessias sem fim pelo deserto; relatam pensamentos de morte e seu anseio por uma única gota de água que seja. Quando questionados quanto pagariam para evitar desconfortos no período perioperatório, classificam a sede em segundo lugar em importância. Isso reforça que hoje, no Dia Mundial da Água – Nossos pacientes sentem a pior sede imaginável!

Que tal aproveitar esse dia de alusão a nosso recurso mais valioso e conhecer estratégias para trazer alívio para seu paciente? Ah, se você for o paciente, você com certeza não que sofrer com a sede, certo? Conheça nossos produtos para te ajudar neste momento!

Olá, como podemos te ajudar?