A sede é uma sensação fisiológica e subjetiva que se refere ao desejo de ingerir água visando restabelecer o equilíbrio dos líquidos corporais. Mas por que sentimos sede quando fazemos uma cirurgia?
Muitos fatores podem desencadear a sede, sendo os principais deles:
- Jejum antes e depois da cirurgia (muitas vezes por um tempo superior ao necessário!)
- Uso de medicamentos que diminuem a secreção de saliva e ressecam a boca
- Medo e ansiedade
- Abertura prolongada da boca pela entubação
- Sangramentos
Nós já estudamos todos estes fatores e o que concluímos foi que provavelmente você vai sentir sede. Nossas pesquisas mostram que de 70 a 95% dos pacientes sentem sede durante o período de sua cirurgia.
Como a sede influencia na experiência cirúrgica?
Sentimos sede quando fazemos uma cirurgia e sofremos um intenso desconforto, não somente físico, mas psicológico.
De fato, os pacientes referem que ficam muito ansiosos, que a sede é uma sensação desagradável que fica presente o tempo todo, atrapalhando a recuperação depois da cirurgia.
As alterações corpóreas, relacionadas à sede, percebidas incluem: Boca seca, lábios secos e rachados, boca com um gosto ruim, percepção de alteração na composição salivar e na textura da língua, sensação de sufocamento e fraqueza.
Um desconforto comum com soluções práticas
Você não precisa ficar muito tempo ou sofrer em demasia com esse desconforto. Se você é um profissional de saúde e quer implantar um método seguro e eficaz para atender seus pacientes, a OAZO pode auxiliar neste processo! Se você vai passar por um procedimento cirúrgico e precisa ficar em jejum, desenvolvemos produtos específicos e seguros para você utilizar durante sua permanência no hospital.
Então, apesar da alta probabilidade de você venha a sentir sede, ela “não é o preço a ser pago” para garantir que sua cirurgia transcorra com segurança!
Converse conosco e conheça como podemos te ajudar!